Electrolux: Uma das primeiras empresas globais

Off Por consutor

Wenner-Gren agora usava tudo o que tinha em termos de experiência, entusiasmo, um produto superior e uma incrível capacidade de trabalho. As campanhas de marketing começaram imediatamente após a guerra na França e na Inglaterra. Na Suíça, Bélgica, Holanda, Itália e Espanha, novas empresas de vendas foram logo estabelecidas.

O próprio fundador da empresa liderou essas empresas viajando constantemente de trem noturno entre as capitais europeias. Wenner-Gren parecia estar em todos os lugares ao mesmo tempo, sempre inspirando suas equipes de vendas com novas metas ambiciosas, histórias inspiradoras e competições de vendas. Ele também emitiu boletins regulares onde ensinava os vendedores como aumentar as vendas.

Novos pedidos de aspiradores chegaram em um fluxo constante à fábrica da Lux em Estocolmo, que agora enfrentava problemas de entrega – de 7.000 pedidos, apenas 4.700 foram entregues em 1919. Isso foi problemático, pois 20.000 foram orçados para 1920. No entanto, os problemas de capacidade foram resolvidos e as entregas mais que dobraram a cada ano.

As máquinas Lux foram vendidas através de vendas diretas ao domicílio. Foi uma maneira eficaz e apreciada de introduzir uma categoria de produtos completamente nova. Na maioria dos casos, os vendedores eram homens, o que significava que a maioria das visitas domiciliares tinha que ocorrer quando a dona de casa não estava sozinha em casa. Os vendedores receberam muito treinamento sobre como se comportar, como se vestir e como demonstrar os benefícios de saúde e higiene da nova máquina.

Em 1921, Wenner-Gren e sua equipe lançaram o que se tornaria o verdadeiro aspirador de pó revolucionário; o inovador modelo V. Até agora, os aspiradores de pó eram projetados em forma de barril, mas o Lux V era um tubo horizontal. Ao colocar corrediças de metal no limpador, uma ideia do próprio Wenner-Gren, o usuário poderia puxar a máquina e, assim, tornar a limpeza muito mais fácil e agradável.

Com o Lux V, as vendas aumentaram exponencialmente. Novos locais de produção tiveram que ser construídos e em 1926 a primeira fábrica da Electrolux fora da Suécia foi inaugurada em Berlim, Alemanha. Foi seguido por fábricas na França, Reino Unido, EUA e até na distante Austrália na década de 1930. A capacidade de produção aumentou de milhares de limpadores por ano para milhares por dia! Mais empresas de vendas foram abertas, incluindo países como Argentina, Brasil, México e Nova Zelândia. No final da década, a Electrolux tinha cerca de 10.000 funcionários em todo o mundo.

Em 1922, Axel Wenner-Gren soube de dois jovens cientistas suecos, von Platen e Munters, que construíram um protótipo de um refrigerador baseado no chamado princípio de absorção. Era mais seguro, mais silencioso e podia operar sem fornecimento de eletricidade. Wenner-Gren entendeu que este poderia ser o complemento perfeito para os limpadores.

E se os consumidores pudessem armazenar seus alimentos por mais tempo e com mais segurança, isso melhoraria muito suas possibilidades culinárias. Seriam necessários investimentos consideráveis ​​antes que ele pudesse lançar o primeiro refrigerador de absorção em 1925. Esse primeiro refrigerador usava água para resfriamento, mas em 1931 a Electrolux lançou o primeiro refrigerador de absorção refrigerado a ar. Essa inovação foi um verdadeiro sucesso e, durante a década de 1930, mais de quatro milhões de geladeiras foram vendidas.