Electrolux é uma marca boa? Conheça a História da Fabricante ao longo do tempo

Electrolux é uma marca boa? Conheça a História da Fabricante ao longo do tempo

Off Por consutor

Electrolux: História da marca no Brasil e no mundo

Em 1901: A origem de uma empresa global – a lâmpada Lux

AB Lux é fundada em Estocolmo, Suécia e lança a lâmpada Lux – uma lâmpada de querosene para uso externo – que prova ser um tremendo sucesso de vendas. A lâmpada também é usada em faróis em todo o mundo.

1908 – Lux muda-se para Lilla Essingen

“Lux se muda para uma fábrica recém-construída em Lilla Essingen, Estocolmo. A empresa sente a concorrência da iluminação elétrica e procura novos produtos.”

1908 – Descobrindo um aspirador de pó em Viena

O vendedor sueco Axel Wenner-Gren avista um aspirador de pó elétrico americano, Santo, em uma vitrine em Viena, Áustria, e percebe que este produto tem um grande potencial – desde que possa ser feito mais leve e menor.

1910 – Criando um aspirador de pó para o mercado sueco

A Elektromekaniska AB é fundada pelo engenheiro Sven Carlstedt. A empresa começa a fabricar o Salus, uma cópia do aspirador Santo, para o mercado sueco.

1912 – AB Lux encontra Axel Wenner-Gren

Começa a colaboração entre Wenner-Gren e AB Lux (a Lux agora é propriedade da AGA). O seu primeiro aspirador, o Lux I de 14 kg, é produzido na fábrica de Lilla Essingen. Wenner-Gren torna-se um agente da Lux na Alemanha, Reino Unido e França.

1912 – As vendas diretas começam na Suécia

As vendas diretas começam na Suécia. Os vendedores, que puxam as máquinas pesadas pelas ruas em carrinhos de mão, devem marcar um horário de demonstração em que a dona de casa possa prometer que seu marido/chefe de família estará em casa para aprovar o investimento.

1913 – Lutando para acompanhar a demanda por aspiradores de pó Lux

A Elektromekaniska constrói um motor universal que funciona com corrente contínua e alternada. Lux Modelo II é desenvolvido. Pesa 9 kg e é vendido por metade do preço do Lux I. Como agente único, Wenner-Gren vende-o na Alemanha, França e Reino Unido. A demanda é tão alta que a fábrica da Lux luta para acompanhar.

1915 – A empresa de vendas Elektron é fundada

Wenner-Gren monta a empresa de vendas Svenska Elektron AB para demonstrações em casa e lança o Modelo III, também chamado Elektron (a Lux não quer que seu nome seja associado a este produto). É um limpador muito leve, pesando 3,5 kg. Embora seja mais difícil de vender, pois o poder de sucção não é bom o suficiente, o Elektron mostra que é possível desenvolver um limpador leve.

1917 – Elektron compra Elektromekaniska

A Elektron (na qual Wenner-Gren possui uma grande participação) compra todas as ações da Elektromekaniska. Wenner-Gren é eleito membro do Conselho da Elektromekaniska e, da mesma forma, o diretor administrativo da Elektromekaniska, Sven Carlstedt, se junta ao Conselho da Elektron.

1918 – Lux assume a Elektron

A Elektron e a Lux assinam um acordo de cooperação com os seguintes pontos principais: A Lux assume as operações da Svenska Elektron. A Svenska Elektron vai comprar 49% das ações da AB Lux. AGA torna-se o acionista majoritário da Elektron com 51% das ações. Wenner-Gren e Carlstedt são eleitos para o Conselho da Lux, Wenner-Gren como CEO e Carlstedt como diretor técnico. A Lux deve assumir as operações da Svenska Elektron, aumentando seu capital social de 3 milhões para 4 milhões de coroas suecas.

Uma startup de rápido crescimento  1919-1929

1919 – A fundação da Electrolux

“Em 1º de agosto, um acordo é alcançado entre a AB Lux e a Svenska Elektron AB (na qual Wenner-Gren é o proprietário dominante), dando à Elektron os direitos exclusivos de venda dos aspiradores AB Lux. O acordo obriga a Elektron a comprar seus aspiradores de pó da Lux e mostrar a Lux como fabricante deles. Na Assembleia Geral Anual em 29 de agosto, a Elektromekaniska AB (propriedade integral da Elektron, dominada por Wenner-Gren) muda seu nome para AB Electrolux. O novo nome é uma combinação de Elektromekaniska e Lux.”

1919 – Expansão para novos países

À medida que o desenvolvimento do Model V começa, a nova empresa Electrolux cria subsidiárias de vendas totalmente detidas na Dinamarca, França, Holanda e Suíça.

1920 – O primeiro fogão elétrico sueco

A empresa sueca Elektro-Helios lança o primeiro fogão elétrico na Suécia (Elektro-Helios é adquirido pela Electrolux em 1962).

1921 – Aspirador fácil de usar para casas comuns

“O Modelo V é lançado. Ele pesa 5 kg e é considerado um grande passo para a criação de um aspirador de pó eficaz e fácil de usar para residências comuns. Preste muita atenção aos corredores – uma invenção do próprio Wenner-Gren. Eles estavam em uso em máquinas Electrolux até a década de 1960.

A Electrolux cria subsidiárias de vendas na Bélgica, Alemanha, Inglaterra e Finlândia.”

1922 – Apresentando a geladeira de absorção

Os estudantes suecos de engenharia Baltzar von Platen e Carl Munters, do Royal Institute of Technology, em Estocolmo, apresentam uma invenção sensacional – uma máquina que produz frio através do calor usando uma nova e brilhante aplicação do processo de absorção. A máquina pode ser acionada por eletricidade, gás ou querosene.

1923 – Aquisição da Lux

A primeira parte da instrução de vendas de Wenner-Gren é publicada no Boletim Electrolux em março de 1923.

A AB Lux é adquirida pela Electrolux do proprietário AGA.

1923 – Empresas de vendas em mais oito países

As empresas de vendas estão estabelecidas na Espanha, Romênia, Hungria, Brasil, Áustria, Argentina, Chile e Uruguai. O Model V continua seu sucesso em todo o mundo.

1924 – Os novos mercados nos EUA, Austrália e mais

A Electrolux cria subsidiárias nos EUA, Itália, Austrália e Nova Zelândia.

1925 – Armazenar alimentos frescos em casa

“Electrolux compra Arctic e lança o primeiro refrigerador de absorção, o ”D-fridge I” no mercado mundial. Para muitas pessoas, esta “caixa maravilhosa” resolve o problema de armazenar alimentos frescos em casa.”

1925 – Cooperação com a Servel nos EUA

Wenner-Gren viaja para os EUA e inicia uma cooperação com a Servel Corporation em Indiana para vender a geladeira na América do Norte. As empresas de vendas Electrolux estão estabelecidas em Portugal, Jugoslávia, Letónia, Lituânia, Polónia e México.

1926 – Wenner-Gren assume um novo papel, a primeira fábrica fora da Suécia é inaugurada

Wenner-Gren renuncia ao cargo de CEO e torna-se presidente do Conselho. Ele é substituído por Ernst Aurell. A primeira fábrica fora da Suécia é inaugurada em Templehof, Berlim.

1927 – Polidoras de pisos e mais fábricas europeias

As polidoras de piso passam a fazer parte da linha de produtos. A Electrolux constrói fábricas de aspiradores em Luton, Inglaterra e Courbevoie, França. Essas plantas acabam sendo equipadas para a produção de refrigeradores.

1928 – Apresentação na Bolsa de Valores de Londres

O capital social da Electrolux aumentou 10 vezes de seis milhões para 60 milhões de coroas suecas. A empresa é consolidada e apresentada à Bolsa de Valores de Londres. Atualmente, possui cinco fábricas, cerca de 20 subsidiárias e 250 escritórios em todo o mundo.

1929 – Harry G Faulkner se torna CEO interino

Devido a um acidente de carro que tornou Ernst Aurell incapaz de administrar a empresa, o inglês Harry G. Faulkner é nomeado CEO interino.

Inovação e globalização  1930-1939

1930 – Frigoríficos embutidos e a Bolsa de Valores de Estocolmo

É lançada a primeira geladeira embutida. A Electrolux está listada na Bolsa de Valores de Estocolmo. Harry G. Faulkner é nomeado CEO.

1931 – A primeira fábrica nos EUA e a primeira geladeira refrigerada a ar

A produção de aspiradores de pó começa em Old Greenwich, Connecticut. A Electrolux também apresenta o L1, o primeiro refrigerador refrigerado a ar.

1934 – Criando uma alternativa para vendas de casas

Electrolux adquire AB Volta de Wenner-Gren. A Volta está focada em vendas no varejo. O Grupo passa a ter uma alternativa à venda ao domicílio de aspiradores e com isso ganha uma maior cobertura de mercado.

1936 – Incêndio em Lilla Essingen e milionésima geladeira é vendida

Um incêndio destrói parte da fábrica em Lilla Essingen.

A Electrolux anuncia que a empresa vendeu um milhão de refrigeradores desde o início da década de 1930. A produção de aspiradores de pó começa em Melbourne, Austrália.

1937 – Uma nova fábrica com um laboratório central

A fábrica em Lilla Essingen é reconstruída e modernizada com um laboratório central para desenvolvimento de produtos.

1938 – Acompanhando as tendências para produtos simplificados

Os produtos simplificados são modernos. Dos aspiradores desta década, o Z30 – apelidado de “o Pão” com design de Laurelle Guild – acompanha a tendência.

1939 – Wenner-Gren renuncia ao cargo de presidente, mas mantém as ações

Wenner-Gren renuncia ao cargo de presidente do Conselho, mas permanece como proprietário majoritário da Electrolux e se muda para as Bahamas. Ele é sucedido como presidente do Conselho por Axel F. Enström.

Adicionando novas gamas de produtos  1940-1949

1940 – Segunda Guerra Mundial resulta em mudanças na produção

O Grupo reorganiza sua produção devido à Segunda Guerra Mundial. Em Estocolmo, a fábrica produz filtros de ar para as forças de defesa suecas. Na fábrica de Motala, a redução da produção de frigoríficos é compensada pela produção de ferragens. A fabricação de aspiradores de pó começa na Nova Zelândia.

1940 – O próximo grande vendedor: o assistente do processador de alimentos

O processador de alimentos ”Assistent” é iniciado. É se tornar um dos maiores vendedores do Grupo. Uma cozinha experimental é iniciada no laboratório central em Estocolmo. É lançada a L300 – a primeira geladeira projetada pelo pai do aerodinâmico, Raymond Loewy – para a Electrolux.

1944 – Bohus Mekaniska e a máquina de lavar industrial

Electrolux compra Bohus Mekaniska Verkstads AB em Gotemburgo. O Grupo entra assim em uma nova categoria de produtos – máquinas de lavar.

1944 – Fortalecendo o negócio de motores de barco

Penta – produtora de motores de popa, é adquirida. A Electrolux já possui o produtor concorrente Archimedes.

1948 – Uma nova fábrica em Västervik

Uma nova fábrica para a produção de pequenos motores elétricos é inaugurada em Västervik. Na Alemanha, as operações recomeçam após a guerra. Frigoríficos são produzidos em Berlim e aspiradores de pó em Wilhelmshafen.

Lavanderia, pratos e um novo dono  1950-1959

1950 – Produção no Brasil

Electrolux começa a produzir aspiradores e polidores de piso em São Paulo, Brasil.

1951 – A primeira máquina de lavar doméstica e um novo presidente

O lançamento da primeira máquina de lavar doméstica W20, também chamada de asa flutuante, ocorre em 1951.
Elon V. Ekman é nomeado presidente.

1955 – Frigoríficos compressores, Argentina e Bolsa de Valores de Genebra

A empresa inicia a fabricação de refrigeradores compressores. A produção de enceradeiras e refrigeradores começa em Buenos Aires, Argentina. As ações da Electrolux estão listadas na Bolsa de Valores de Genebra.

1956 – Citybox e vendas ultrapassam a marca de meio bilhão

É lançada a primeira arca congeladora da Electrolux, a Citybox. As vendas do grupo ultrapassam a marca de meio bilhão de coroas suecas, o equivalente a 7 bilhões de coroas suecas hoje.

1956 – Wenner-Gren vende suas ações

Após um conflito com o Conselho da Electrolux, Wenner-Gren, de 75 anos, vende suas ações da Electrolux para a Separator, dentro do Wallenberg Group, a fim de liberar dinheiro para outros empreendimentos comerciais.

1957 – Mudando o nome de Elektrolux para Electrolux em todos os lugares

A grafia do nome do Grupo é alterada em todo o mundo de Elektrolux para Electrolux.

1957

O Z70

É apresentado o aspirador Z70, desenhado por Sixten Sason.

1958 – Os EUA anseiam por geladeiras de caravana

A exportação de refrigeradores de caravanas para os EUA começa e é bem-sucedida, mas a grande corrida ocorre na década de 1960. Os frigoríficos de absorção são perfeitos para caravanas, pois podem funcionar a gás.

1959 – A primeira máquina de lavar louça Electrolux e o primeiro frigorífico/congelador combinado

A primeira máquina de lavar louça projetada pela Electrolux é um modelo de bancada, o popular D 10, também chamado de “jarro redondo”. O primeiro modelo combinado frigorífico/congelador é produzido em Motala, na Suécia.

Novo logotipo e design mudam internamente  1960-1969

1962 – Asea, Elektro-Helios e um novo grupo de produtos

A Separator vende suas ações da Electrolux para a Asea. A Electrolux adquire a Elektro-Helios de seu proprietário Asea. Isso dá à Electrolux importantes unidades de produção em Mariestad (refrigeradores de compressor) e Alingsås (equipamentos de serviço de alimentação). Com a compra, a Electrolux adquire outro importante grupo de produtos: os fogões.

  • Anunciando um novo logotipo e um novo presidente

Um novo logotipo é introduzido. O diretor administrativo da Elektro-Helios, Harry Wennberg, é nomeado presidente. A capacidade do laboratório central de Lilla Essingen é quase duplicada.

1963 – Frigoríficos e congeladores de compressores, bem como o primeiro departamento de Design Electrolux

O Grupo apresenta novos congeladores e frigoríficos/congeladores combinados baseados na tecnologia de compressores. A Electrolux inicia seu próprio departamento de design e Hugo Lindström é nomeado gerente.

1964 – Luxomatic e o novo assistente

É lançado o aspirador Luxomatic, o primeiro com enrolador de fio e indicador de saco de pó. Um novo modelo do Assistent – ​​o N6 ou o Assistent Variomat – é lançado. O novo modelo tem um temporizador e um regulador de velocidade contínuo.

  •  Expandindo o negócio profissional

Em um movimento para expandir o negócio profissional, é adquirida a Getinge Mekaniska Verkstad, uma produtora sueca de equipamentos de esterilização para o setor de saúde.

1965 – Faturamento ultrapassa a marca do bilhão e lançamento da Futureline

O faturamento do Grupo ultrapassa o bilhão de SEKmarks, o equivalente a 10 bilhões de SEK hoje. É tomada a decisão de construir uma fábrica de fogões em Motala.

É lançada a primeira linha de produtos com design consistente – Futureline. As vendas de refrigeradores de absorção disparam.

1967 – Hans Werthén nomeado CEO

O diretor técnico da LM Ericsson, Hans Werthén, torna-se Presidente e CEO da Electrolux. Começa a reestruturação da fragmentada indústria de eletrodomésticos da Europa Ocidental.

1967 – Aquisições de concorrentes nórdicos

A Electrolux toma a iniciativa das mudanças nos mercados nórdicos. A empresa compra a norueguesa Elektra (fogões), a dinamarquesa Atlas (frigoríficos) seguida pela finlandesa Slev (fogões, unidades de sauna).

  • Produção de aspiradores em movimento e a máquina de lavar louça do primeiro andar

    A produção de aspiradores se desloca de Estocolmo para Västervik. A máquina de lavar louça do primeiro andar é lançada. Electrolux Homeservice composto por vendedores e especialistas em produtos que ajudam os clientes a planear o arranque perfeito da cozinha Electrolux. Um serviço de limpeza comercial é estabelecido como resultado da aquisição da ASAB em 1967.

1968 – Desinvestimento abre caminho para expansão futura

A participação minoritária (39%) na Electrolux Corp. US é vendida para a Consolidated Foods (mais tarde Sara Lee) por quase 300 milhões de coroas suecas. Este acordo dá à Electrolux a chave para a expansão futura.

  • Mudanças de produção e sede na Suécia

A produção de fogões na Suécia está concentrada em Motala e a produção de refrigeradores em Mariestad. A sede do Grupo é transferida do centro da cidade de Estocolmo para as instalações da fábrica em Lilla Essingen. A empresa de cortadores de grama Flymo, com sede na Suécia e na Inglaterra, é comprada, bem como 50% da empresa de limpeza ASAB.

1969 – Um lançamento nos EUA e expansão no leste da Ásia

A Dometic Sales Corp foi criada principalmente para se concentrar nas vendas de refrigeradores de absorção na América do Norte. Uma subsidiária é estabelecida em Hong Kong para vender os produtos do Grupo no Extremo Oriente.

  • Lançamento do forno autolimpante

Um face-lift em grande escala ocorre para a linha Electrolux. É lançado um forno autolimpante pirolítico.

  • Movendo-se para fornos de microondas

A Electrolux firma um acordo com a empresa sueca Husqvarna, que no mesmo ano lançou seu forno de microondas Husqvarna Electronic 2000. A Electrolux comercializaria e venderia os fornos de microondas da Husqvarna sob a marca Electrolux, mas afirmaria claramente que o produto vem originalmente da Husqvarna.

Crescimento através de aquisições  1970-1979

1970 – Microlux: O primeiro micro-ondas Electrolux

A Electrolux lança um forno de micro-ondas baseado e com o mesmo design do Husqvarna Electronic 2000 sob o nome “Microlux”.

1971 – Limpeza comercial e cores para os principais eletrodomésticos

Um serviço de limpeza comercial é estabelecido como resultado da aquisição de novas empresas. Um face-lift para os principais eletrodomésticos ocorre com a tendência de novas cores. Os refrigeradores de caravana (absorção) estão crescendo no mercado dos EUA.

1972 – Aquisições para atender a demanda por refrigeração por absorção

A ascensão da tecnologia de refrigeradores de absorção acelera. O Grupo compra fabricantes em Luxemburgo e na Alemanha (Kreft, Siegas) para atender a demanda do mercado europeu.

1973 – Movendo-se novamente para um novo território: calculadoras, móveis de escritório e muito mais

A Facit é adquirida – uma compra fora do negócio principal. Seus principais produtos são calculadoras mecânicas e móveis de escritório, com filiais em mais de 100 países. A Electrolux também adquire a Ballingslöv, produtora de armários de cozinha e banheiro, e a fabricante profissional de máquinas de lavar Wascator.

1974 – Hans Werthén torna-se presidente, Gösta Bystedt é nomeado CEO

Hans Werthen renuncia ao cargo de CEO para se tornar presidente do Conselho e é substituído por Gösta Bystedt, ex-vice-presidente executivo. Bystedt começou sua carreira na Elektro-Helios e foi durante a década de 1960 chefe do negócio de aspiradores.

1974 – Electrolux torna-se número um em aspiradores

É adquirida a produtora norte-americana de aspiradores NUE – com a marca Eureka. Este acordo torna a Electrolux o maior produtor mundial de aspiradores de pó. Os principais aparelhos são comercializados sob nomes de produtos como Future Line e Superstar Electronic.

1975 – Aquisições em novas áreas de produtos e lançamento do micro integrado

Ocorrem várias aquisições em setores como serviço de lavanderia (Tvättman), manuseio de materiais e máquinas agrícolas. É lançado o CF 780 – fogão com micro-ondas embutido.

A unidade vermelho-borgonha poderia cozinhar um presunto congelado na metade do tempo que levaria em um forno comum.

1975 – Apresentando a linha de produtos New Generation

A “Electrolux New Generation” foi introduzida – uma cooperação entre a Electrolux e Ballingslöv feita após o novo padrão internacional de dimensão. “New Generation” não foi apenas o resultado do desenvolvimento técnico, mas também um novo conceito de design do centro de design Electrolux em Estocolmo.

1976 – Aquisição francesa e atingindo a marca de 5 milhões

A Electrolux avança no mercado francês ao adquirir o grande fabricante de eletrodomésticos Arthur Martin e a empresa de aspiradores Tornado. Esses acordos incluem Nestor Martin da Bélgica e Menalux da Suíça.

Mais de 5 milhões de aspiradores e polidores de piso são fabricados.

1977 – Graças à aquisição da Husqvarna, as motosserras se tornam uma nova linha de produtos.

O setor de eletrodomésticos Electrolux na Suécia é fortalecido pela aquisição da Husqvarna. O acordo também traz uma adição totalmente nova à linha de produtos – motosserras.

1978 – O fogão Datalux é lançado

É lançado o fogão Datalux, no qual a Electrolux utilizou o know-how eletrônico da Facit. A Datalux tinha funções de controle eletrônico com capacidade de memória e controle automático de fervura.

1978 – Mais três empresas de motosserras adquiridas, além da Swiss Therma

A expansão em produtos outdoor continua, com Partner no mesmo ano e Jonsered e Pioneer em 1979. A grande empresa de eletrodomésticos Therma da Suíça também é adquirida.

1979 – De volta aos EUA com a aquisição da Tappan

A Electrolux volta a entrar no mercado de eletrodomésticos dos EUA através da aquisição da Tappan em Mansfield, Ohio. A empresa fabrica eletrodomésticos, incluindo a nova categoria de produtos microondas.

1979 – Um “pequeno assistente” para pequenas famílias

Uma versão menor e fixada na parede do processador de alimentos Assistent é lançada chamada “The Little Assistant”. Era dobrável e adequado para famílias menores.

Zanussi e Frigidaire juntam-se ao Grupo  1980-1989

1980 – Empresa metalúrgica Gränges adquirida

O conglomerado metálico sueco Gränges (minas, siderúrgicas, alumínio e cobre, cintos de segurança de veículos, etc) é adquirido por 725 milhões de coroas suecas. O faturamento total do Grupo é de quase 23 bilhões de coroas suecas, um aumento de 51% em relação ao ano anterior.

1981 – Paris-Rhône, Progress e o primeiro forno combinado

A capacidade do aspirador é ampliada ainda mais com a aquisição da empresa francesa Paris-Rhône e da empresa alemã Progress. Electrolux lança seu primeiro forno combinado.

1982 – Adquirindo Rosenlew

A aquisição da empresa finlandesa de eletrodomésticos Rosenlew é concluída.

1984 – Zanussi torna-se o número um da Electrolux Europa

Após longas negociações, a Electrolux compra a empresa italiana Zanussi (fundada em 1916) com 20.000 funcionários, incluindo suas subsidiárias na Espanha. A aquisição torna a Electrolux líder inquestionável no mercado europeu de eletrodomésticos. A compra da Zanussi também torna o Grupo número um em equipamentos para food service.

1985 – Zanker e Duo-Therm

A linha de eletrodomésticos principais de máquinas de lavar, secadoras e ar condicionado é ampliada com a compra da Zanker na Alemanha e da Duo-Therm nos EUA.

1986 – White Consolidated é adquirida e Anders Scharp torna-se CEO

A terceira maior empresa de eletrodomésticos dos EUA, a White Consolidated Inc., é adquirida e inclui marcas como Frigidaire, Gibson, Kelvinator e White Westinghouse. White tem 18.000 funcionários. Gösta Bystedt renuncia ao cargo de CEO e é sucedido por Anders Scharp. As vendas anuais do Grupo atingem 53 bilhões de coroas suecas.

1986 – Continuando a expansão para produtos ao ar livre

A área de negócios Outdoor Products expande após novas aquisições, incluindo a empresa americana Poulan/Weed Eater.

1987 – British Thorn-EMI adquirido

A Electrolux compra a principal divisão de eletrodomésticos da empresa britânica Thorn-EMI com marcas como Tricity, Bendix, Stott Benham e Parkinson Cowan. Uma nova linha de cozinha sob o nome Frigidaire Euroflair, inspirada no estilo europeu, é lançada no mercado americano.

1988 – Produtos da American Yard e aquisições na Espanha

O negócio de produtos outdoor é reforçado com a compra da American Yard Products – Yardpro. O grande negócio de eletrodomésticos na Espanha é fortalecido com a compra da Corbéro e Domar, empresas espanholas líderes neste setor. E, também é adquirida a produtora de compressores de geladeira Unidad Hermética.

1989 – Recorde em número de funcionários

A Electrolux atinge seu pico no número de funcionários: 153.000. A posição de liderança da Electrolux na Europa é reforçada pela aquisição das operações de fabricação do grupo alemão Buderus de grandes eletrodomésticos e equipamentos de food service, incluindo máquinas de lavar industriais.

Frigoríficos sem freon e o primeiro aspirador robótico  1990-1999

1990 – Um assistente para a América do Norte

É lançado um Assistent especialmente projetado para o mercado norte-americano chamado Assistent DLX 9000 Magic Mill. Os produtos outdoor ampliam sua gama ao adquirir a empresa americana Allegretti & Co., que fabrica produtos como ferramentas de jardinagem a bateria.

1991 – Lehel, frigoríficos e congeladores de baixo consumo energético e Leif Johansson

A grande empresa de eletrodomésticos húngara Lehel, com 5.000 funcionários, é adquirida. Os novos refrigeradores e freezers do Grupo consomem metade da energia das unidades convencionais. Hans Werthén renuncia ao cargo de Presidente do Conselho e é substituído por Anders Scharp. Leif Johansson é apontado como o novo CEO.

1992 – A primeira política ambiental do Grupo

O Grupo publica sua primeira política ambiental.

Electrolux compra 10% da divisão de eletrodomésticos da AEG. É inaugurada uma nova fábrica de máquinas de lavar roupa em Porcia, Itália.

Aspiradores robóticos da empresa norte-americana Kent, para uso em hospitais, aeroportos, etc., são introduzidos no mercado norte-americano.

1993 – Lançamento dos primeiros grandes aparelhos sem CFC

A Electrolux é a primeira empresa a lançar refrigeradores, freezers e armários combinados totalmente livres de CFC. Gotthard Nilson consegue reciclar completamente uma geladeira em sistema fechado.

1993 – AEG passa a ser de propriedade integral da Electrolux

AEG Hausgeräte torna-se uma empresa de propriedade integral da Electrolux. A primeira máquina de lavar louça silenciosa é lançada da AEG. As vendas do grupo ultrapassam 100 bilhões de coroas suecas.

1994 – Electrolux completa 75 anos

A Electrolux comemora seu 75º aniversário. Pela primeira vez, um capítulo especial sobre atividades ambientais é publicado no relatório anual. A Electrolux vende suas ações da Autoliv por meio de uma oferta pública e as ações são listadas na Bolsa de Valores de Estocolmo.

1996 – Uma aquisição no Brasil e o primeiro cooktop de indução

A Electrolux fortalece sua posição no mercado sul-americano ao adquirir a segunda maior fabricante de eletrodomésticos do Brasil, a Refripar, que mais tarde se torna a Electrolux do Brasil. A primeira placa de indução é lançada sob a marca AEG.

1997 – Michael Treschow e o início da reestruturação

Michael Treschow é nomeado Presidente e CEO. Inicia-se um programa de reestruturação de dois anos que inclui o desinvestimento do setor de produtos industriais, máquinas de costura, implementos agrícolas e equipamentos de decoração de interiores. As ações da Gränges são distribuídas aos acionistas da Electrolux.

1997 – Electrolux apresenta o primeiro aspirador de pó robótico do mundo

O primeiro aspirador de pó robótico do mundo, Trilobite, é apresentado pela primeira vez no programa de TV da BBC Tomorrow’s World.

1998 – Reestruturação contínua e uma nova política de marca

O Grupo segue em reestruturação, com o desinvestimento das operações de reciclagem, armários de cozinha e banheiro, equipamentos de limpeza profissional e equipamentos de lavanderia pesada.
Uma nova política de marca é adotada para focar recursos em um número menor de marcas grandes e bem definidas.

1999 – O programa de reestruturação está concluído

O programa de reestruturação de 1997 está concluído. Envolveu cortes de pessoal totalizando cerca de 11.000 e o fechamento de 23 fábricas e 50 armazéns. A racionalização prossegue com a alienação das operações em máquinas de venda automática, operação de venda direta e equipamento de refrigeração profissional.

1999 – Mudança para uma nova sede

A sede do Grupo muda de Lilla Essingen em Estocolmo, onde está localizada há mais de 30 anos, para instalações maiores em Stadshagen, na mesma cidade. A Electrolux forma uma empresa de propriedade conjunta com a Ericsson que desenvolve produtos e serviços para o lar em rede.

1999 – O lançamento de um refrigerador inteligente

A Electrolux apresenta o “Screenfridge”, um conceito para um refrigerador inteligente. Ele apresenta uma série de funções que são completamente novas para uma geladeira, incluindo sugerir receitas, permitir compras pela Internet e servir como centro de comunicação da família com e-mail ou mensagens de vídeo.

A primeira máquina de secar a vapor  2000-2009

2000 – Marca Electrolux na América do Norte é recomprada e aquisição chave na Austrália

O Grupo recompra os direitos da marca Electrolux na América do Norte, que foi vendida em 1968. É alcançado um acordo para a aquisição da Email Ltd., a maior empresa de eletrodomésticos da Austrália. Como resultado, a Electrolux torna-se líder de mercado na Austrália.

2001 – Lançamento do Trilobite e alienação de frigoríficos de absorção

A Electrolux coloca no mercado o primeiro aspirador autônomo do mundo – o Trilobite. Navega por ultra-som, desliga-se e recarrega-se ao terminar a aspiração. A linha de produtos de refrigeradores de absorção é alienada. Esta linha de produtos tem vendas de 5,8 bilhões de coroas suecas e 3.600 funcionários.

2002 – Hans Stråberg é o novo CEO

Michael Treschow renuncia como CEO e é sucedido por Hans Stråberg.

2003 – O Laboratório de Design começa

O Electrolux Design Lab é estabelecido como uma competição anual para estudantes de design de todo o mundo, com o desafio de atender às necessidades dos consumidores de amanhã.

2003 – Fortalecimento da marca Electrolux

A dupla marca com marcas locais é iniciada em vários países. Toda a comunicação de mercado para produtos de consumo da marca Electrolux na Europa, América do Norte e na maior parte da Ásia é atribuída a uma única agência de publicidade. Os produtos para tratamento de pisos da marca Electrolux são lançados nos EUA.

2004 – Mudança de jogo: o primeiro aspirador de pó é lançado

É lançada a primeira geração do Electrolux Ergorapido. Ele é desenvolvido após observar o comportamento de limpeza moderno – basicamente, limpar espaços limitados após o uso em vez de grandes espaços regularmente.

2004 – Trazendo a marca Electrolux para a América do Norte

Aparelhos da marca Electrolux são introduzidos na América do Norte. Os primeiros produtos fazem parte da gama premium Electrolux ICON. Vários produtos de cozinha embutidos são lançados sob a marca AEG-Electrolux na Europa.

2005 – Ganhando prêmios de design de prestígio

Electrolux Favorit (lava-louças), Electrolux CaFamosa (máquina de café expresso), Electrolux Wine Keeper, Electrolux Oxy3system (aspirador) e Electrolux Ergorapido 2-em-1 (aspirador instantâneo) ganham prêmios de design “Red Dot” na 50ª edição do Red Concurso de prêmios de design de pontos.

2006 – Alienação de produtos ao ar livre

O Conselho da Electrolux decide desmembrar a Electrolux Outdoor para seus acionistas e as ações são listadas na Bolsa de Valores de Estocolmo sob o nome Husqvarna AB.

2006 – A primeira máquina de secar a vapor do mercado

A Electrolux apresenta o Iron Aid Dryer – o primeiro secador a vapor do mercado. A Electrolux é classificada como número um no índice de sustentabilidade Dow Jones para eletrodomésticos.

2007 – Ser reconhecido pela sustentabilidade

A Electrolux recebe o prestigioso Prêmio de Energia Sustentável da Comissão Europeia. O prêmio reconhece os esforços contínuos do Grupo para reduzir o consumo de energia de produtos, fábricas e serviços, manifestado ainda mais na decisão de reduzir o uso de energia em todas as fábricas em 15% até 2009.

2008 – Nosso maior lançamento de marketing de todos os tempos

A maior campanha de marketing da história do Grupo para a nova linha de eletrodomésticos premium é lançada nos EUA. O forno Inspiro é lançado. Ele detecta o que está no forno e pré-seleciona automaticamente o melhor modo de aquecimento.

2009 – Reduzindo nosso consumo de energia

A meta de reduzir o consumo de energia em 15% em relação aos níveis de 2005 é atingida. Um compromisso renovado é feito para reduzir o uso de energia em mais 15% até 2012. Calima – uma nova máquina de lavar exclusiva com placa de secagem embutida – é lançada.

Conectando aparelhos  2010-2019

2010 – Tornando-se verde com a nossa gama de aspiradores

A Electrolux lança uma gama de cinco aspiradores verdes feitos de 55-70% de plástico reciclado. Em uso, eles economizam até 50% de energia em comparação com um limpador médio. O lançamento é apoiado pela campanha ‘Vac from the Sea’ que chama a atenção para a crescente quantidade de resíduos plásticos nos oceanos.

2010 – Novidades no Brasil

A Electrolux lança a Lavadora Ultra Clean, a primeira máquina de lavar com acessório ultrassônico removedor de manchas. O refrigerador Electrolux Infinit I-Kitchen, lançado no Brasil, tem tela touch screen na porta superior.

2010 – Refeições deliciosas em apenas um toque

É lançado o forno profissional Air-o-Steam Touchline. Com ele, um único toque é tudo o que é necessário para preparar refeições deliciosas, graças à tela de toque de alta definição fácil de usar com 262.000 cores, 30 idiomas e ícones e imagens de alimentos reconhecidos internacionalmente.

2011 – Keith McLoughlin é nomeado CEO, aquisições no Egito e Chile

O americano Keith McLoughlin sucede Hans Stråberg como presidente e CEO. Através das aquisições das empresas de eletrodomésticos Olympic Group no Egito e CTI no Chile, a Electrolux aumenta sua exposição no Oriente Médio e América do Sul – dois importantes mercados em crescimento.

2012 – Produtos de cozinha de qualidade profissional para casas de luxo

Electrolux lança Grand Cuisine – produtos de cozinha profissionais projetados para as casas mais exclusivas do mundo. O sistema de cozimento ultra-luxuoso inclui produtos de cozimento, como forno combinado, abatedor de temperatura, fogão a gás, sear e indução, ventilação personalizada e batedeira.

2012 – Um lançamento inspirador na Europa

A Gama Inspiration, que engloba novos e inovadores electrodomésticos de cozinha e produtos de lavandaria, é lançada sob a marca Electrolux no segmento premium na Europa.

2012 – Lidar com a cadeia de bricolage Home Depot e mudar para uma nova categoria de produtos

A Electrolux firma um acordo com a maior rede de bricolage do mundo, Home Depot, para vender eletrodomésticos sob as marcas Electrolux e Frigidaire nas lojas da rede na América do Norte. O Grupo também se aventura em uma categoria de produtos totalmente nova com grande potencial de crescimento – aquecedores de água.

2013 – Gourmet com a Poggenpohl

A Gama Gourmet, uma coleção exclusiva de electrodomésticos encastrados, é lançada juntamente com as cozinhas da Poggenpohl. O forno e seladora a vácuo CombiSteam Sous-vide é lançado na Europa sob as marcas Electrolux e AEG. Sous-vide é um exemplo de tecnologia profissional em um produto nacional premium.

2013 – Máquina de lavar parede inovadora no Brasil

A Electrolux no Brasil lança a lavadora Mini Silent, uma inovadora lavadora de parede e uma nova opção para consumidores urbanos com falta de espaço.

2013 – Lançamento dos aspiradores UltraCollection

A Electrolux lança a UltraCollection de cinco aspiradores com um estilo de design coeso. Uma terceira geração do Ergorapido foi lançada no Japão, o maior mercado para o produto.

2013 – A primeira máquina de lavar e secar com tecnologia de bomba de calor

É lançada a AEG Ökokombi, a primeira máquina de lavar e secar do mundo com tecnologia de bomba de calor.

2014 – Tentativa de adquirir GE Appliances

Em setembro de 2014, a Electrolux chega a um acordo para adquirir a GE Appliances sediada nos EUA por um preço total de 3,3 bilhões de dólares. Teria sido a maior aquisição da Electrolux de todos os tempos, mas em 2015, a GE rescindiu o contrato após um longo processo judicial.

2014 – Temperatura de controle remoto

É apresentada uma nova aplicação, a app Let’s Taste da AEG, que permite aos consumidores controlar remotamente a temperatura, o tempo e outras funções dos seus fornos. É apresentado um protótipo de uma câmera dentro do forno, que envia imagens do prato sendo preparado para um smartphone ou tablet.

2014 – Conectando-se melhor

A Electrolux dá um passo importante na área de produtos conectados, juntando-se à AllSeen Alliance como membro principal. A Electrolux está investindo nessa tecnologia, que envolve aparelhos se comunicando entre si, consumidores e outros dispositivos.

2014 – Electrolux adquire BeefEater

A BeefEater Barbecues é adquirida na Austrália, aumentando a oferta de churrasco do Grupo, um segmento chave em produtos de cozinha na Austrália.

2015 – Electrolux adere ao programa Google e lança ar condicionado conectado

A Electrolux se une ao Programa de Acesso Antecipado do Google para seu sistema operacional Brillo e protocolo de comunicação Weave, que visa desenvolver aparelhos conectados para casas inteligentes. A Electrolux lança o Frigidaire Cool Connect, o primeiro ar condicionado conectado do Grupo, que pode ser programado por um aplicativo.

2015 – Lançamento do nosso primeiro forno com câmera embutida

A Electrolux apresenta o AEG ProCombi Plus, o primeiro forno a vapor do mercado com câmera embutida. Isso combina duas fortes tendências de consumo: preparar alimentos deliciosos e saudáveis ​​e poder controlar a preparação remotamente.

2015 – A máquina de lavar para pequenas empresas

As máquinas de lavar e secar roupa Electrolux myPRO, especialmente adaptadas para pequenas empresas, são lançadas na Europa. Este é um novo segmento no mercado para a Electrolux.

2016 – Jonas Samuelson nomeado Presidente e CEO

O chefe da Major Appliances EMEA, Jonas Samuelson, sucede Keith McLoughlin como Presidente e CEO.

2016 – Aquisição de aquecedores de água e refrigeradores de vinho

A Electrolux anuncia as aquisições da Kwikot, uma empresa líder em aquecedores de água na África do Sul, e da empresa Vintec, com sede na Austrália/Cingapura, que fornece uma ampla gama de armários de vinho com controle climático em toda a região da Ásia-Pacífico.

2016 – Lançamento da gama Master na Europa

Sob a marca AEG são lançadas duas novas e inovadoras gamas de produtos: a gama Master de produtos de cozinha e uma gama de máquinas de lavar e secar roupa.

2016 – O abatedor compacto para uso doméstico

Um abatedor compacto para uso doméstico é uma das várias inovações culinárias apresentadas pela Electrolux na feira de cozinhas Eurocucina.

2016 – Electrolux classificada como líder em sustentabilidade pelo 10º ano

A Electrolux é nomeada Líder da Indústria na categoria Household Durables no prestigiado Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), pelo 10º ano consecutivo.

2016 – O melhor grelhador de panini

O Electrolux SpeeDelight é apresentado. É um grill flexível de alta velocidade para cafés e restaurantes de fast food para servir paninis, pizzas, hambúrgueres, croissants, tortas ou outros petiscos três vezes mais rápido do que com um forno convencional.

2017 – Novo aspirador robótico inovador é lançado

O aspirador robótico Pure i9 é lançado. Possui formato triangular e, entre outras características técnicas, sistema de visão 3D e capacidade de escalar trincheiras. Com o aplicativo Pure i9 o usuário pode até mesmo controlar o aspirador quando estiver fora de casa.

2017 – Adquirindo a empresa de eletrodomésticos de cozinha inteligente Anova

A Electrolux adquire a empresa de utensílios de cozinha inteligente Anova, com sede nos EUA, fornecedora do Anova Precision Cooker, um dispositivo conectado inovador para cozimento sous vide.

2017 – Aquisição da Best, uma empresa europeia de exaustores de cozinha

Electrolux adquire a empresa de exaustores de cozinha Best, um fabricante europeu de exaustores de cozinha inovadores e bem projetados. O Grupo também adquire a marca Continental na América Latina.

2018 – Abertura do Taste Center na Ásia

Electrolux abre seu primeiro Taste Center na Ásia. Uma nova equipe de experiência digital foi criada.

2022:

A Electrolux continua escrevendo a história dos eletrodomésticos no mundo…