Electrolux e o Aspirador de Pó

Off Por consutor

Em contraste com os aspiradores verticais volumosos e imóveis que o precederam, o Modelo V era um dispositivo verdadeiramente móvel que revolucionou as tarefas domésticas na década de 1920. Um dos primeiros aspiradores modernos.

Electrolux se torna global com o primeiro aspirador de pó móvel

O Model Five, o V, lançado em 1921, foi o primeiro aspirador de pó produzido em nome próprio da Electrolux. Foi também o primeiro adaptado para uma casa normal. Uma diferença significativa em relação aos modelos anteriores era que ele ficava de lado em corredores de metal finos, em vez de ser vertical. Também ficou bem mais leve. O peso foi constantemente diminuído ao longo da série. O primeiro modelo pesava 14 quilos, o Modelo V pesava apenas cinco quilos. Portanto, era muito mais fácil se mover pela sala!

Embora relativamente caro para os padrões modernos (215 SEK é 5000 em dinheiro de hoje), esse importante luxo seria pago em parcelas e o vendedor da Electrolux estava à disposição para resolver a papelada.

Uma sugestão improvisada de Wenner-Gren

As vendas estavam crescendo para a Electrolux no início de 1920. Adotando o modelo americano, os vendedores iam de porta em porta com seus aspiradores de pó no carrinho. Depois de fazer uma demonstração, eles fechavam uma venda com as donas de casa que visitavam.

A gerência foi muito receptiva aos comentários da força de vendas. Wennergren estava em uma reunião com seu braço direito, Sven Carlstedt, diretor técnico da empresa, quando ouviu alguns resmungos sobre como era difícil mover o aspirador pela casa. Ele pegou um lápis, adicionou os trilhos de metal e um tubo mais flexível ao Modelo V e então pediu a Sven para torná-los realidade. Esses corredores seriam uma característica dos limpadores Electrolux até os anos 60.

Inestimável nos estábulos e na sala de estar

Anúncios de jornais de aspiradores de pó da década de 1920 contam a história muito bem. O Modelo V veio com uma série de bicos que podem ser usados ​​para uma variedade de tarefas. Alguns anúncios mostram homens cuidando de seus cavalos com o V. Outros mostram donas de casa imaculadamente vestidas, despreocupadas, da era do jazz, fazendo um rápido aspirador de pó antes de sair correndo para uma festa ou para o cinema.

A vida para a dona de casa comum provavelmente não era tão glamorosa e cheia de jazz. Mas agora ela tinha o voto e um aparelho inestimável que facilitava muito as árduas tarefas domésticas. A vida estava ficando melhor.